quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Atividades de Língua Portuguesa para Semana Farroupilha.

Semana Farroupilha

Querência Amada (Teixeirinha)

Quem quiser saber quem sou,
olha para o céu azul,
e grita junto comigo,
viva o Rio Grande do Sul!
O lenço me identifica,
qual a minha procedência,
da província de São Pedro,
padroeiro da querência.

Ó meu Rio Grande de encantos mil,
disposto a tudo pelo Brasil.
Querência amada dos parreirais,
da uva vem o vinho, do povo vem o carinho,
bondade nunca é demais.
Berço de Flores da Cunha,
e de Borges de Medeiros.
Terra de Getúlio Vargas,
presidente brasileiro.

Eu sou da mesma vertente,
que Deus saúde me mande,
E que eu possa ver muitos anos,
o céu azul do Rio Grande. 


Te quero tanto,

torrão gaúcho,
morrer por ti,
me dou o luxo. 

Querência amada, planícies e serras, 

os braços que me puxa, 
da linda mulher gaúcha,
beleza da minha terra.
Meu coração é pequeno, 
porque Deus me fez assim,
o Rio Grande é bem maior, 
mas cabe dentro de mim.
Sou da geração mais nova,
poeta bem macho e guapo,
Nas minhas veias escorrem,
o sangue herói dos farrapos.

Deus é gaúcho,
de espora e mango,
foi maragato,
ou foi chimango.

Querência amada,
meu céu de anil.
Este Rio Grande gigante,
mais uma estrela brilhante na bandeira do Brasil.
http://www.clesio.net/cn/index

2) Trabalhando a música: 

A música tem a força de um hino porque exalta:
( ) as virtudes do povo gaúcho.
( ) as virtudes do presidente brasileiro.

b) A música também revela:
( ) a beleza da nossa bandeira.
( ) as belezas do RS.

c) O RS era chamado antigamente de :
( ) Querência Amada
( ) Província de São Pedro

3) Pinte os versos onde o autor:
a) amarelo- demonstra como é grande o seu amor pelo Rio Grande do Sul.
b) vermelho- diz que o Rio Grande do Sul destaca-se no Brasil.
***Em sua opinião, por que o RS destaca-se no Brasil?

c) Escreva cinco virtudes para o povo gaúcho:
_________, __________,_____________, __________,________

d) Circule de verde, o verso onde Teixerinha cita a bravura do gaúcho na Revolução Farroupilha.
 

e) Para você, o que é ser gaúcho? 


4) Circule os verbos no infinitivo. Após, Conjugue- os nos tempos pedidos:

a) Amar o Rio Grande do Sul: Virtude do gaúcho.

*****Pretérito mais que perfeito*****
Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
Eles

b) O gaúcho gosta de beber chimarrão.

*****Pretérito Imperfeito*****
Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
Eles

c)O gaúcho gosta de ouvir uma boa música.
*****Futuro do Pretérito*****
Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
Eles

5) Oração: AVE MARIA CAMPEIRA

Maria, mãe de Deus
E mãe de todos nós
roga pela querência
e pelos gaudérios
que aqui moram
nesta hora e no instante
da última cavalgada.
Amém!!!


   Retirado do blog  http://turmadaprofejanete.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário